Declaração de Funcionamento pelas Normas Técnicas

DECLARAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PELAS NORMAS TÉCNICAS



A TRU TEST BRASIL declara para os devidos fins que todos os produtos SPEEDRITE para uso na eletrificação de cercas rurais e urbanas atendem as exigências das Normas Técnicas Brasileiras ou, na ausência destas, das Normas Técnicas Internacionais editadas pela IEC (International Eletrotechnical Commission) que regem o uso de cercas energizadas em área urbana e rural.

Salientamos que, uma das principais preocupações dos Clientes se refere ao choque elétrico liberado nos arames da cerca. Este deve estar dentro dos limites aceitáveis pela IEC. Todo o produto SPEEDRITE libera nos arames da cerca 0,001 A (Amperes) de corrente elétrica do tipo Pulsativa. Sendo este valor infinitas vezes menor do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece para causar danos físicos à pessoas ou mesmo à animais.

Outro fator de preocupação por parte dos Clientes é o fato dos arames da cerca, seja ela eletrificada ou não, permitirem a atração de descargas atmosféricas perigosas aos seres humanos, animais e também aos equipamentos ligados à mesma. Todo o produto SPEEDRITE é instalado respeitando o uso de aterramentos junto ao próprio equipamento, inclusive junto aos arames da própria cerca. Desta forma se faz a proteção não só do próprio equipamento como também das pessoas e animais que por ventura toquem os arames da cerca no exato momento da descarga atmosférica. Deve se salientar que, pelo fato da cerca ser eletrificada, não existe aumento na probabilidade de incidência de descargas atmosféricas nos arames da mesma.

Normas Técnicas:

Na maioria dos municípios do Brasil não existem normas técnicas que disciplinem as instalações de sistemas de cercas energizadas, havendo uma recomendação por parte da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de que sejam obedecidas as Normas Técnicas Internacionais elaboradas pela IEC (International Eletrotechnical Commission).

A obediência a estas normas técnicas confere segurança e eficiência aos sistemas de cercas energizadas. As normas IEC, somente podem ser substituídas, por normas técnicas nacionais, quando existirem, ou seja, as normas de um determinado país, têm prevalência sobre as normas IEC somente em seu território.

Descrição Funcional:

Toda a solução SPEEDRITE deve ser instalada do lado de dentro da área a ser protegida ou somente na parte superior de divisas, como muros ou alambrados. Seu funcionamento consiste em monitorar os fios energizados e não energizados que compõem a solução da seguinte maneira:

· Fios Energizados: Analisa o corte, o aterramento, o curto-cirtuito entre arames (energizados e não energizados) e o toque nos mesmos. Sendo que este último deve ser ajustado de acordo com as características do local da instalação.

· Fios Não Energizados: Analisa apenas o corte e o curto-circuito entre arames (energizados e não energizados).

Normalmente nossas soluções são compostas de fios energizados e não energizados instalados de forma alternada verticalmente, ou seja, um fio energizado seguido por um fio não energizado. Esta disposição forma claramente uma barreira física e eletrônica. Além do efeito psicológico pela presença de energia nos arames e, principalmente, pelo desconhecimento de qual arame contém energia.

Em instalações especiais, onde a presença do choque pulsativo não é desejada na parte inferior desta barreira física e eletrônica, se instalam apenas fios não energizados. Desta forma, a parte superior será monitorada respeitando-se as características de detecção mencionadas acima. Já a parte inferior, apenas pelo corte ou rompimento dos arames que compõem a mesma. Salientamos que, o aspecto construtivo é um fator que dificulta a tentativa de afastamento dos arames, bem como nossos isoladores de meio são projetados para uma tensão de ruptura de 40 kgf, nos assegurando que qualquer tentativa de escalada ou tensionamento nos arames, os mesmos irão romper e acionar o monitoramento.

Entretanto, enfatizamos que, na maioria das instalações, a solução SPEEDRITE é configurada com fios energizados e não energizados intercalados, formando uma barreira física e eletrônica mais eficiente, pois atende às Normas Técnicas Internacionais editadas pela IEC (International Eletrotechnical Commission) que regem o uso de cercas energizadas em área urbana e rural no quesito segurança contra danos físicos no contato com os arames que compõem a solução.

Em um mercado como o de segurança eletrônica, em que a falta de informação e normais ainda representam entraves ao desenvolvimento, destacamos que a SPEEDRITE é a unica empresa brasileira com seus produtos certificados pelo INMETRO através do laboratório credenciado TÜV Rheinland do Brasil: " A importância em mostrar quais produtos e serviços respeitam normas de funcionamento, garantia e segurança é muito importante para a profissionalização do mercado, além de ser uma atitude respeitosa com o Cliente final ".